PETIÇÃO PARA UM PROJETO DE LEI
REALMENTE CONTRA TESTES EM ANIMAISPARA COSMÉTICOS
Assine aqui
Estamos em um momento difícil com relação aos testes em animais pelo Substitutivo do Projeto de Lei n. 6602/2013 criado pelo Deputado Weverton Rocha. Ele basicamente transformou o projeto inicial de realmente abolicionista de Deputado Ricardo Izar em um grande risco para o bem estar animal.
Como? Ao invés de visar proibir os testes em animais para cosméticos e de higiene pessoal que são comprovadamente desnecessários para essa indústria (vide proibição total deles na Índia, União Europeia e Israel), como no inícial, agora proíbe basicamente testes que ninguém mais faz e legaliza diversos testes que antes poderiam ser dados como "maus tratos" em um tribunal pela lei ambiental que só tornava obrigatório o uso de animais quando não houvessem métodos substitutivos, ou seja, torna um ato legal acabar com a vida de animais inocentes inutilmente.
Se um ativista quiser brigar pelo bem estar desses animais, os advogados dessas empresas porão o dedo nos papéis e apontarão "Agora está na lei." e provavelmente os ativistas irão presos ou serão punidos.
O novo projeto INVERTE o projeto inicial condenando ativistas e animais.
Não somente isso, o deputado Ricardo Izar jr aceitou essas alterações absurdas na lei proposta e a defende com a ideia de que "é um primeiro passo que precisa ser dado" e que devemos pensar em qualquer alteração depois. Ou ele não está ciente da inversão que essa lei trará, ou ele finge que não está.
Além disso, a festa de Ongs e ídolos bem estaristas perante essa lei afirmando a mesma coisa, está iludindo a população de que realmente essa pl6602 salva os animais utilizando-se da imagem de um ratinho com frase apelativa: "Por favor, assine para me salvar." o que não é nem de longe verdade.
Essa questão foi muito bem abordada pelo Vista-se: leia aqui
Eis aqui a Lei Ambiental que citei acima:
Entendam:
Algo que era proibido pela lei ambiental e que poderia ser reivindicado para tirar os animais do sofrimento terá seu tapete puxado pelo PL6602 que legaliza tipos de tortura que já não são mais necessárias.
Além disso, o prazo dado para que essas empresas se adequem é 5 anos, um absurdo. Basicamente, eles ficariam produzindo tudo igual, judiando e assassinando igualmente a sempre e, se não mudarem a lei até lá colocando mais brechas, SÓ depois de 4 anos dessa loucura e milhares de animais mortos "começariam a adaptar" seus laboratórios.
Que adaptações? Se formos ver bem, eles só proíbem alguns testes, os que são de elementos que já foram testados antes em animais e aprovados, ou seja, não tem adaptação praticamente nenhuma, pois não há porque gastar dinheiro retestando coisas, mas para qualquer composto novo, ou mistura de compostos antigos ( que equivale à um composto novo), torna-se legalizado os testes.
Entenda tudo com: Abolição dos testes cosméticos? - de Dr. Phil. Sonia T. Felipe
Isso é basicamente o que todas as empresas querem, a desculpa da lei para poderem continuar descobrindo novos compostos e competindo sem ter que perderem tempo e dinheiro adaptando seus laboratórios, seus métodos.
E agora, para manterem essa folga, a CONCEA, movida à interesse está induzindo às pessoas à acreditarem que isso realmente é algo bom. Entenda melhor: Concea publica resolução para perpetuar testes em animais
Porque o batom da M.A.C. tem que tentar superar o da Lancome, porque a L'Oreal quer fazer um shampoo que alise seus cabelos com um bater de palmas e a Sundown um protetor solar para o carnaval que também sirva de anticoncepcional. Tudo o quanto antes e com a maior permissividade de químicos possíveis.
Batom da Avon |
E eles vão te induzir a querer sempre o melhor de todos a qualquer custo e porque eles sabem que testes realmente efetivos (como alguns que eu irei postar em breve), tornariam impossíveis de entrarem no mercado substâncias que eles usam. E esse julgo ser o fator principal.
Sim, nem tudo o que passa em testes em animais é bom para o ser humano e vice versa. Arsênico por exemplo, pelo teste em animais, não faria mal nenhum a nós, porém aspirina e penicilina seriam mortais.
Exemplo da questão da medicina, porém não diferente nos cosméticos, leia até o final para entender. |
Se os testes fossem mais efetivos e reais, eles teriam muito menos compostos para incrementarem seus produtos.
Vamos explicar melhor, nem tudo o que é tóxico te mata ou gera uma reação instantânea. Grande quantidade de produtos químicos fazem muito mal à saúde e continuam sendo comercializados, pois são economicamente interessantes para as empresas que os produzem e o consumidor não sente problemas na hora, ou talvez não os perceba ao longo de toda a vida. Vemos muito disso na indústria alimentícia e tabagista, por exemplo.
No quadrinho: " A verdade: Cigarros são testados em animais, porém só causam câncer em humanos." |
Outro caso, esse, da indústria de cosméticos mesmo, é a do Lauril Sulfato de Sódio que foi dito por várias pessoas que faz mal à pele e aos cabelos e que, sim, tem 50% de irritabilidade comprovados, mas que continua sendo comercializado porque, de acordo com a querida Anvisa, não fez mal maior aos ratos de laborátório e pode ser usado em produtos de enxágue imediato. Veja aqui
Eu acredito que esse seja o ponto principal, porque, apesar dos preços das mudanças nos laboratórios, os preços para cuidar e higienizar os animais de testes é altíssimo e os métodos alternativos fariam isso com muito mais velocidade e menor custo.
Agora, voltando ao projeto de lei
O que move um governo à fazer isso tão descaradamente?
Basicamente, eles não querem ir contra as empresas superpoderosas do mercado que querem que tudo continue igual.
Somando isso à população influenciável ( incluindo algumas páginas e idolos que "agem" pelos animais) e acomodada que não pesquisa a fundo o assunto para descobrir que países já aboliram isso completamente por uma fé infindável à uma mídia comprada que faz parecer nossos atos precários de terceiro mundo, atos de primeiro, como o do Dr. Nicolelis temos a fórmula perfeita da permanência de tudo como está.
Não queremos ser "chatos", só não queremos alimentar a consciência de algo maravilhoso quando na verdade não é. Se essa Lei for aprovada, as pessoas se acomodarão e festejarão enquanto milhares de animais sofrerão por debaixo dos panos.
Se você está lendo esse texto é porque se importa em algum grau, é porque buscou informação. As pessoas precisam sair da zona de conforto, elas precisam ser cativadas e você pode contribuir com isso! Ajude a passar informação, seja exemplo, mostre a elas isso:
São vidas! Vidas que sentem! Vidas que sofrem! Vidas que deveriam estar livres como todos nós queremos estar!
Nós não sabemos ainda como ficará o resultado final desse projeto de lei. Na dúvida, continue boicotando as empresas que testam, compre das que não testam e, dê preferência às veganas.
Deixar de comprar é a melhor pressão que você pode fazer para uma empresa se adaptar.
Para ter mais informações sobre produtos não testados :
Internacionais
http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdonttest.pdf
Nacionais
http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm
Dê preferência aos veganos
como Phytoervas, Farmaervas, Schraiber, BareMinerals....
e ignore O Boticário, Quem Disser Berenice?. Abelha Rainha e OX .
Informe-se! Mova-se!!!
e dissemine a petição contra a PL6602 para uma PL decente no lugar !
É UM MOMENTO DECISIVO !!!!!