terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Um grito sobre a Zona de Conforto: o grande sofá da falsa felicidade.

Quem é o pior inimigo da humanidade?

Osama Bin Laden?
Algum político?
Os nossos belíssimos órgãos corruptos?
As propagandas da Dolly?

O pior inimigo da humanidade é aquele grande sofá aonde gostamos de definhar chamado Zona de Conforto.
Pois é esse grande sofá que faz com que pessoas sábias se façam de ignorantes, pessoas fortes se acreditem fracas, pessoas capazes se acreditem incapazes, pessoas boas deixarem as más dominarem, e, pior ainda, faz com que pessoas pacíficas se tornem agressivas quando você diz à elas que elas tem o potencial de fazerem melhor.

fonte:www.escolapsicologia.com
Mas por que isso? Porque o nosso cérebro gasta muita energia para funcionar, muita mesmo, então, como mecanismo de economia dessa energia, ele gera padrões de pensamento ( julgamentos, regras, hábitos) com os quais nós vamos filtrar e deixar mais rasa a nossa observação das coisas ao redor. Esses padrões são parte do EGO e podem surgir da própria pessoa, mas na grande maioria das vezes vem de influência cultural, pois cultura te obrigam a seguir desde pequeno, sem indagar.
Economiza muito pensamento você transformar várias coisas peculiares e profundas ( como pessoas) em farinha do mesmo saco.



É por isso que a observação se torna superficial e quando pressionamos as pessoas à explicarem tal motivo de julgamento/padrão/hábito, elas geralmente não respondem ao que perguntamos ( não correspondem aos comandos de pergunta) e começam a se aborrecer. Porque, muitas vezes, nós tomamos por verdades o que era mais cômodo e, não exatamente o que era mais coerente.
E é exatamente por isso, que uma pesquisa comprovou que pessoas de Q.I. mais baixo tem maior tendência à serem preconceituosas. Pois uma pessoa preconceituosa pega toda uma raça, sexo, gênero, povo, grupo social ( ou seja, milhares de pessoas com suas complexidades) e joga num mesmo saco rotulado. Assim, a pessoa que tem Q.I. baixo terá a falsa sensação de compreender melhor a sociedade e ela ou qualquer outra que tenha "preguiça de pensar" nunca irá gastar seus neurônios tentando compreender o universo magnífico do ser de cada um. É cômodo botar tudo em caixinhas. 

fonte: www.spiritualshifts.com
Todos nós temos zona de conforto, e todos nós ardemos, sofremos, queimamos à cada vez que somos obrigados á sair dela. Em graus maiores quando passamos vergonha pública, em graus menores quando choramos ou resmungamos sozinhos sobre porquê o mundo não corresponde à nossas expectativas... até percebermos que o problema está em nós mesmos e amadurecemos.
Mas em resumo, a zona de conforto acontece quando o ego ( inflexível) lhe controla para que você tente controlar a realidade, para economizar energia e nunca buscar o maior inimigo dele, a alma ( compreensiva, sábia e feliz).
Armadilhas do ego:
- Coitadismo : Aonde induzimos as pessoas ao redor a afirmarem que a nossa realidade criada é correta e que a outra que lhe embate é injusta para conosco, logo inválida.
Os coitadistas geralmente se acostumam com a postura vitimista e, enquanto houver um agente externo que a sustente, dificilmente cogitarão mudar.
Existe o coitadismo enrustido, que é o pior de todos: Aonde a pessoa acha que só porque a vida foi "tão injusta" com ela, que ela deve ser injusta para todo mundo aprender a amadurecer como ela. Geralmente é dito com postura moralista.
Todo coitadista é sanguessuga, seja conscientemente ou não.
"Eu mato um leão por dia! Como é que eu vou me preocupar com (os animais, o meio ambiente, qualquer outra coisa) se a minha única felicidade é ( comer meu bife na janta, tomar um banho longo, qualquer outra coisa). A vida já é tão dura pra mim, será que você não me entende?......"
O coitadismo pode ser tão extremo que ela pode abrir esse discurso sobre qualquer coisa que a incomode, como, por exemplo, ser repreendida por jogar papel de bala no chão.
Muitas vezes, por achar que o mundo lhe deve algo, o coitadista exige demais dos outros, tendendo à fazer pirraça quando não consegue o que quer.

                               

Conformismo: Quando afirmamos para nós mesmos que a nossa realidade é correta, com menos drama do que o coitadismo, mas menos chance de mudança, afinal a grande maioria da sociedade é conformista - sabe que existem coisas erradas no mundo, mas, para não terem que sair da zona de conforto e atuar, simulam uma completa descrença em sua capacidade de agir. 
fonte: acentelha-morenope.blogspot.com
Quem nunca ouviu:"Esse mundo tá uma bosta mesmo. Não vai mudar."
Existe também o positivo "Tá tudo ótimo assim, pra que mudar?".
Os conformistas não correm atrás de seus sonhos, se obrigam à voar baixo, por medo de lutar e de serem questionados pelo resto. Muitas vezes também desestimulam quem sonha mais alto.

-Possessividade / Manias de controle/ Derrotismo ("Eu nunca iria conseguir mesmo") / Chantagismo/ Fanatismo...
São todas as formas que nós encontramos de nos prostituir para o nosso próprio ego e manter uma realidade decadente, até que a vida nos dê um tapão na cara para percebermos que estar vivo é muito mais do que isso.
São todas formas naturais, mas também muito bem induzidas por marketing, mídias corruptas, cultura, ideologias, ditados populares, para você nunca fazer diferente.
E acredite, queridx, o capitalismo aprendeu a sustentar sua Zona de Conforto para que você continue consumindo posturas, produtos e ideias, que nunca tirarão as grandes raízes do mal da nossa Era do poder.
Um exemplo que eu posso dar é do recém nascido ( de uns anos para cá) Marketing da Vaca Feliz. Maiores exemplos: chocolates suiços, Ben&Jerry's e Nestlé. Há também a propaganda da Mococa, Milka e d'A Vaca Que Ri. (não é específico só para vacas, são para todos os animais, como o mascote da Sadia)
É o marketing criado para a grande massa que quase despertou para a causa animal voltar a dormir. Eles botam esses animais no mundo, usam suas vidas até onde puderem e depois os descartam para abatedouros ( Ben&Jerry's "Nós amamos demais as nossas vacas e às acompanhamos com muito carinho até que saiam de nossas fazendas." para serem degoladas, trituradas e nos servirem de comida depois) como qualquer outra vaca de vida mais desgraçada.
Quando meu pai se tornar incapaz de me sustentar, eu não vou sacrificá-lo, assim como não o sacrificaria mesmo se em nenhum momento da vida dele ele tivesse sido capaz de me sustentar, porque quem ama, mantém vivo e feliz sem querer nada em troca. Nenhuma dessas empresas teriam animais que não "lhe fornecessem" nada. 


                                       Cadê os filhotes delas? Viraram vitela, só pra lembrar.


Eu literalmente, redondamente odeio o Marketing da Vaca Feliz e, mais ainda, a Ben&Jerry's pelo seu descaramento nessa questão e pela total deturpação do verbo "AMAR" .‪#‎desabafei‬
( Mas não posso odiá-las tanto, porque essa empresa só existe porque existem consumidores e pseudoativistas que imploram por produtos com esse marketing para poderem voltar pro conforto da Matrix sem consciência pesada.) 

Outro exemplo. é o Mc Donald's, que nós sabemos o quão cancerígeno é, com a sua campanha do BigMac contra o câncer infantil e a Unilever, uma das 10 maiores empresas do mundo (aliás, dona da Ben&Jerry's), que colaboram para a má distribuição de alimentos, abusam da saúde humana, dos animais e do meio ambiente também, com essa campanha Sunlight. Tem a mestra em "causas sociais" chamada Coca Cola co. que tem matado milhões de câncer no tubo digestório, obesidade e osteoporose.

Os órgãos de "bem estar animal" que são todos pró exploração animal, ( como CONCEA. ANVISA, CNPq, talvez outras que eu não conheça) mas obrigam os estudantes de biológicas a fazerem um juramentozinho com a função de fazê-los acreditarem que existe ética em um animal passar o resto da sua vida sendo testado, sofrendo até morrer sem ver a luz do dia em nome de uma outra espécie.
Só mais um? A Zara foi acusada de trabalho escravo humano há uns anos atrás, rolou bafafá, todo mundo parou de comprar. Ela fechou por um tempo, reformou a decoração de todas as franquias, deixou-as mais glamurosas e todos voltaram à comprar lá sem nem saberem se a situação tinha sido alterada. (Se não me engano, parece que a Zara está no ranking amarelo, com algumas acusações de abuso e ainda não haviam respondido sobre, você pode checar isso no app. Moda Livre )
Enfim, todos nós temos zona de conforto, todos nós conseguimos nos engajar com um número limitado de coisas, mas muitos se dão a desculpa para chutarem o balde e esquecerem dos fatos para sempre.

 .Se você não é vegano, não fique com raiva eterna do veganismo se aconteceu de alguma vez algum ativista ter sido direto/ ríspido demais com você. Primeiro, porque 0001 ativista não representa o movimento todo, ele pode errar, segundo, você não vira vegano pelo ativista que lhe apresentou isso, você vira vegano pelos animais, terceiro, tente compreender que nós também somos humanos, sabemos de muitas coisas e vemos dezenas de milhares de animais inocentes sendo mortos à cada segundo porque as pessoas estão completamente apegadas e acomodadas naquele modelo de pensamento. 
 Os ativistas são comumente taxados de "chatos" porque nós travamos a pior batalha, a batalha contra a Zona de Conforto. Tudo isso com um relógio nas costas cronometrando quantos animais estão sendo explorados à cada segundo, estudando à fundo questões e até hoje escutando coisas absurdas do tipo "E a dor dos vegetais?" "Somos o topo da cadeia alimentar". "Então os leões não deveriam virar herbívoros?" coisas as quais nem elas acreditam ou conseguem sustentar com argumentos.

De cada 10, 3 pessoas são irredutíveis na sua sensibilidade com relação aos animais, então pode-se cogitar que são 3 à cada 10 pessoas que nos dizem isso. 

 Se você já lidou com a zona de conforto de outras pessoas, provavelmente irá entender.
fonte: http://toxxinapura.blogspot.com.br/2014/02/veganismo-desmascarado-2.html


 Nós precisamos de pessoas felizes. O mundo precisa e nós precisamos que olhemos para dentro para nos encontrar e descobrir o que é felicidade.
Parem,por favor, de acreditar que pessoas felizes são sempre as mais engraçadas, divertidas, chamativas, famosas, ricas, falantes, risonhas!
Existem infinitas dessas pessoas que você pode achar que são felizes, mas que falam "Ah, não quero saber disso que acontece no mundo senão vou ficar triste." e então você percebe que a maioria delas só sorri porque têm vivido num mundo à parte, num mundo só delas.
Risonhas ou não, a grande maioria das pessoas faz isso. Querem seu mundo à parte para não terem que tomar responsabilidade sobre os estragos- mas, infelizmente, o mundo é só um e é compartilhado.

Pessoas felizes de verdade conseguem encarar a realidade dos fatos, a realidade em que todos vivemos e que nos afeta, sem morrerem na praia com o discurso conformista/derrotista.
Pessoas felizes de verdade sabem que se fosse para sermos egoístas, teríamos nascido cada um com um planeta para si. Elas se amam o suficiente para lutarem por uma realidade melhor para si até conseguirem lutar por uma realidade melhor para todos. E antes disso tudo, aprendem a se amar, se debatendo contra os padrões subjugadores desse mundo até encontrarem sua verdade.

A DIFERENÇA É: NÃO IMPORTA O QUANTO A PESSOA ESTEJA BEM RESOLVIDA NAS SUAS QUESTÕES PESSOAIS, A PESSOA VERDADEIRAMENTE FELIZ É AQUELA QUE BUSCA A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DELA E DOS QUAIS ELA SABE QUE É RESPONSÁVEL NO MUNDO  E A FALSA FELIZ APENAS FOGE.

O Feliz quebra os padrões e fa mudanças boas, o que se engana, apenas perpetua o sistema.



O Feliz entende o significado da vida em comunhão! 

Pois como eu já falei, a gentileza é natural ao homem, que é um ser social e que sabe que compartilha o mundo com outros infinitos seres e que para o grande sofá-túmulo da Zona de Conforto, só existe lugar para um: ele mesmo, se fingir-se de cego
E eu simplesmente não quero ver esse mundo afundar num monte de sofás!

Olhe para si, olhe para as pessoas, olhe para os animais e para a natureza. LUTE POR TODOS! 
fonte: coisasdedeusparaquemcrer.blogspot.com





                                                       
(Algumas coisas do que eu falei existem num livro que li anos atrás, O Código da Inteligência, de Augusto Cury)
O meu único objetivo com esse texto é ajudar as pessoas que lerem a olharem para si próprias, assim como esse livro me ajudou a deixar de ser a maior coitadista do universo para decidir amadurecer aos poucos. Eu também deito e rolo com meu próprio ego toda vez que a vida me estapeia para quebrar meus padrões, também, às vezes, me falta amor próprio para conseguir lutar por mim mesma, imagine pelo mundo. Só que uma hora a tempestade passa, a gente amadurece e a luta continua COM MAIS PAIXÃO!
E o toque ácido do texto é que é difícil, muito difícil, aceitar tantas empresas, órgãos, governos, ideologias, Ongs Bem Estaristas liderando o mundo. É muito difícil aceitar que a realidade para a maioria ainda é viver pela Matrix pelo medo de se descobrir.
Nós não podemos fazer tudo, mas fazendo o que pudermos, abriremos cada vez mais as oportunidades para os pioneiros de cada causa (que também podemos nos tornar, se quisermos) e eles nos abrirão para mais oportunidades de atuação e tirarem as pessoas más intencionadas do poder. Não percam a fé!!!
O MUNDO É BOM, SE ESSA FOR A NOSSA ESCOLHA PESSOAL.


Gratidão pela leitura.

Quer entender melhor o veganismo?
B-A-BÁ veganismo
Entenda por que ao fim de 2014 o brasileiro terá sido 95 vezes pior que a pandemia mais mortífera da história
Quer saber mais sobre os testes em animais?
O preço do progresso científico de Nicolelis
A farsa do PL6602

Sobre o Marketing da Vaca Feliz ( tanto para empresas quanto para as fazendas familiares)
Josefina, a vaca da família

Poesia sobre alimentação da zona de conforto
Sistema de felicidade simulada

Nenhum comentário:

Postar um comentário